quinta-feira, 30 de junho de 2011



Hoje mais uma vez parei para refletir com algo que me chamou a atenção, mas dessa vez o que me atraiu os olhos, foi a respeito da educação no nosso país.
Me deparei com uma pessoa que havia estudado apenas até a 4º série do ensino fundamental, e me perguntei se aquilo teria acontecido justamente com ele por falta de incentivo, de opção ou o nosso país nao está dando de conta?
O que faz uma pessoa abandonar os estudos? Abandonar aquilo que é a saída ou a porta de entrada para um futuro melhor.Será que os nossos jovens estão abandonando as escolas porque querem, porque devem, ou porque nos nossos estabelecimentos de ensino nao oferecem programas que façam as crianças e os adolescentes permanecerem no seio escolar, gostando de estar la. Estando porque querem, e nao porque tem que estar lá.Será que se fosse oferecido programas mais eficientes, diminuiríamos a evasão escolar?
Não estou aqui culpando o Governo, afinal somos nós que escolhemos os nossos representantes.
A culpa também é nossa, que nao fazemos nada para que isso mude. Revolução? Nao necessariamente. O que realmente é necessário, é a consciencia que nos falta.
Esses dias algo me chamou mais atenção ainda. Um jovem de 15 anos, falando que seu primeiro voto será vendido,por qualquer preço. Se pararmos para pensar, isso nao é difícil de acontecer. Quantos e quantos vendem sua dignidade por ai, e depois abrem a boca pra dizer que o Brasil nao vai para frente!
Parei então e refleti ao ouvir essa insanidade, qual o estímulo que nossos jovens tem?Eles que começam a participar agora da vida política, para votar, para exercer a capacidade que nos é dada para escolhermos aqueles que irão nos representar..
Será que as escolas deveriam promover palestras, seminários para mostrar aos alunos a importância do voto? Claro que sim!
Nao podemos apenas esperar que o Governo faça por nós, façamos com nossa consciencia aquilo que nos foi dado: a escolha!
Que o Brasil continue caminhando no rumo que vai, evoluindo cada vez mais! Para não ser lembrado apenas como o país do futebol..

Nenhum comentário:

Postar um comentário